HISTÓRIA

O Centro Social da Paróquia de Golães é uma associação de Fiéis, ereta em pessoa jurídica canónica pública, por Decreto do Reverendíssimo Senhor Arcebispo Primaz de Braga, e integrado na ordem civil como Instituição Particular de Solidariedade Social.

          O Centro Social tem por objetivos contribuir para a promoção integral de todos os paroquianos e sempre que possível, a sua ação pode estender-se aos habitantes das paróquias vizinhas.

           Para concretização destes objetivos, este Centro Social desenvolve as seguintes respostas de apoio social: Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário, Cantina Social e Apoio habitacional a famílias carenciadas (Património dos Pobres).  

Pelas informações recolhidas junto das pessoas que fizeram parte desde o início deste projeto podemos referir que neste edifício funcionava anteriormente a Antiga Casa do Povo. Esta casa foi posteriormente doada à Igreja nos anos oitenta cujo Pároco era o Sr. Padre Eduardo Lobo. Durante uns anos foi ocupada pela Junta de Freguesia. No ano de 2000 com a chegada a esta Paróquia do Sr. Padre João Baptista Alves da Mota deu-se o arranque deste Centro.  O Sr. Padre Mota procurou algumas pessoas que fossem capazes de avançar com ele, organizou uma Direção, e fez um levantamento das necessidades existentes.

O Centro Social da Paróquia de Golães iniciou a sua atividade no ano de 2001 e foi impulsionado pelo então Pároco da Paróquia de São Lourenço Golães o Sr. Padre João Baptista Alves da Mota, cuja ação foi preponderante para o início das funções deste Centro, contando com o apoio da primeira Direção da qual fizeram parte os golanenses: Alzira Martins, Manuel Avelino Baptista, António Augusto Gonçalves e Ricardo Freitas.

Esta obra nasce, assim, da necessidade de colmatar algumas carências sociais existentes na Freguesia de Golães e zona envolventes, nomeadamente de alguns casos de vida de pessoas, até então, a viver em condições desumanas e alvo de chacotas sociais, idosos a necessitarem de apoio para a satisfação das suas necessidades básicas do dia-a-dia e para fazer face a outras situações que urgiam a sua resolução.

Assim iniciou a atividade com a resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário que servia não só os mais idosos da freguesia, mas também outros grupos sociais vítimas de flagelos diversos.

No ano de 2010 iniciaram-se as obras de ampliação para a Criação de uma nova valência, o Centro de Dia, de forma a potenciar uma nova resposta social quer aos utilizadores da Instituição quer aos seus familiares, permitindo oferecer aos utentes a permanência o maior tempo possível, no seu meio habitual de vida, retardando e invertendo a lógica de integração em lar, como a única resposta possível.

A Direção de então, atenta a esta necessidade social, empenhou-se de forma muito abnegada no desenvolvimento da resposta social de Centro de Dia, potenciando a inauguração da obra no dia 24 de novembro de 2012.

A Direção atual dá continuidade ao legado transmitido pelas anteriores Direções, e permanece com o objetivo que tem estado presente ao longo destes anos, de funcionamento, que consiste em melhorar a qualidade de vida do utente permitindo que este continue inserido na comunidade, potenciando-lhe um cuidado individualizado e personalizado.

Tendo em consideração que a velhice é um processo pessoal de profunda mudança biopsicossocial, que nem sempre é fácil de gerir por parte do individuo, torna-se fulcral a criação de equipamentos sociais que permitam manter o idoso perto do seu quotidiano, da sua família, amigos, inseridos na comunidade onde desde sempre viveu ou vive há muitos anos.

A área de abrangência é maioritariamente Golães, mas também damos apoio a utentes das freguesias vizinhas.

MISSÃO

O Centro Social da Paróquia de Golães tem como missão proporcionar a prestação de serviços personalizados e individualizados a cada cliente, de forma a promover o seu bem-estar ao nível biopsicossocial, imbuído num espírito de solidariedade e valores cristãos.

VISÃO

Ser uma Instituição de referência no concelho, baseando a nossa intervenção na melhoria contínua dos serviços prestados aos clientes, tendo por base a qualidade, inovação e excelência.

VALORES

Para alcançar a sua visão, o Centro Social de Golães baseia-se nos seguintes valores:

Respeito/ Ética no relacionamento com o outro, respeitando a individualidade e especificidade de cada ser humano.

Solidariedade: Tratar com carácter solidário todos os que recorrem aos nossos serviços.

Humanismo: estabelecer relações de proximidade e empatia, no relacionamento com o outro.                          

Inovação: Na sociedade em que vivemos, que se encontra em constante evolução e dinamismo, na forma de atuação estar flexível face à mudança de atitudes, de hábitos de trabalho e a aquisição de novos saberes;

Cooperação: Estabelecer como prioridade uma relação baseada na colaboração e cooperação entre os colaboradores, clientes e comunidade, com intuito de proporcionar interajuda e alcance de objetivos comuns.  

Rigor: Desempenhar com competência, rigor e excelência os serviços prestados aos nossos clientes.